Prefeitura promove evento em homenagem ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura promove evento em homenagem ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência




Todo dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para comemorar a data este ano, a Prefeitura de Nova Iguaçu está promovendo a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência. Neste sábado (21), o Shopping Nova Iguaçu foi palco de diversas apresentações musicais e exposições que representam todo o trabalho artístico e inclusivo realizado pelos mais de dois mil e cem alunos com deficiência da rede municipal.

No palco da praça de alimentação, onze escolas diferentes produziram onze apresentações com muita música e dança. Já as exposições de alguns trabalhos escolares dos alunos ficaram reservadas para apreciação no primeiro piso do Shopping, e ficarão por lá até o final da próxima semana.

“Essa Semana da Pessoa com Deficiência vem para celebrar e para dar visibilidade a todo o trabalho que a rede municipal realiza no processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola e em diversos espaços sociais”, disse Nathalia Araújo de Sá, gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e uma das organizadoras do evento.

Segundo ela, o evento é um momento importante para dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas e também para promover a discussão sobre a acessibilidade deste público nos diversos espaços sociais. Além disso, é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que, através das práticas e incentivos nas instituições, os alunos conseguem superar seus limites e apresentar ótimos resultados.

“Essas apresentações abordam diversas temáticas que são trabalhadas na escola ao longo do ano. Então esse evento é importante para que as pessoas possam ver essas crianças e a evolução delas”, comentou Nathalia.

Max Moraes da Silva hoje faz parte da equipe de Educação Especial e é coordenador da pasta de deficiência visual do município. Mas, ao mesmo tempo, também já esteve do lado dos alunos, já que perdeu a visão aos 15 anos por causa da síndrome Vogt-Koyanagi-Harada e vem participando desta luta desde então. Ele também comentou sobre a importância de datas como essa e ressaltou o trabalho que é feito diariamente nos bastidores.

“O mundo não foi feito para pessoas com deficiência. Então é nesta semana que nós temos que chamar atenção para essas nossas necessidades. É uma semana de evento só por ano, mas nós trabalhamos estas questões durante todo o tempo, então essa é a hora de trazer à luz toda nossa luta diária”, falou Max.

A Semana da Luta da Pessoa com Deficiência começou na última sexta-feira (20) e vai até a próxima quinta-feira (26). Serão seis dias repletos de eventos, que vão desde palestras até sessão de cinema especial, em prol deste público.

A abertura da Semana aconteceu no Espaço Firjan, na sexta (20), com o depoimento de histórias de superação de alunos das redes municipais, além da palestra do Doutor Caio Sousa, professor universitário e ex-chefe da Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro, sobre acessibilidade e inclusão, com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência.

Confira abaixo toda a programação restante:

Segunda-feira (23/09), 13h: Jogos Abertos Especiais de Nova Iguaçu (JOABENI) na Unig.

Terça-feira (24/09), 10h: Cinema com pipoca no Shopping Nova Iguaçu.

Quarta-feira (25/09), 8h: Paradiso Clube.

Quinta-feira (26/09), 14h: Peça do filme Divertida Mente no Teatro Nova Iguaçu.