Teatro de Fantoches anima Mês da Criança em parceria entre Biblioteca da Paz e Guarda Civil
A Biblioteca da Paz, gerida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), vai realizar uma ação especial em alusão ao Mês da Criança. Em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), o espaço levará o aos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Aruanda, no bairro Bancários, o projeto Teatro de Fantoches. As apresentações serão nesta terça-feira (21) e também no dia 29, às 10h.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em atuar de forma integrada, unindo diferentes órgãos e projetos em prol da formação cidadã das crianças e da democratização do acesso à cultura e à informação. A gestora da Biblioteca da Paz, professora Tereza Carvalho, destacou a importância da ação conjunta. “Esta é mais uma ação da Biblioteca da Paz para reforçar que a nossa biblioteca continua viva e atuante, que estamos de braços abertos para receber da melhor forma possível as pessoas de todos os públicos que buscam conhecimento e também para os parceiros que queiram trabalhar conosco em ações em benefício desse espaço que é de todos”, afirmou.
O projeto Teatro de Fantoches da Guarda Civil Metropolitana irá apresentar para os alunos dois espetáculos diferentes. “Vamos apresentar a peça ‘Meu Herói’, que trabalha empatia, amor ao próximo e cuidado com o outro, e também uma encenação que alerta sobre abuso sexual infantojuvenil, de uma forma que eles compreendam e saibam identificar quando um toque deixa de ser carinho e passa a ser abuso. Tudo isso de maneira lúdica e informativa”, explicou a guarda Izabel Jordão, integrante da equipe e narradora das histórias.
Izabel também comentou sobre a forma como o grupo busca se conectar com o público infantil. “Graças a Deus, a gente não encontra dificuldade para trabalhar de forma lúdica com as nossas crianças, principalmente as do Fundamental I. Os temas são sensíveis, mas tratamos tudo de maneira leve. Quando a gente faz esse trabalho com amor e responsabilidade, as crianças sentem isso, embarcam na história e participam ativamente. Até os adultos interagem, porque o teatro desperta a criança que existe em cada um de nós”, disse.
Além de Izabel Jordão, também fazem parte do grupo os guardas Denise Quirino e Rony Santiago, responsáveis pela manipulação dos bonecos que encantam e ensinam as crianças de forma leve e divertida. O trabalho tem como objetivo transmitir valores de cidadania, respeito, disciplina e empatia, além de abordar temas como preservação ambiental e segurança dentro e fora das escolas.
Com a iniciativa conjunta, a Biblioteca da Paz reforça seu papel como um espaço de conhecimento, cultura e transformação social, enquanto a Guarda Civil Metropolitana reafirma seu compromisso de educar e proteger de forma criativa e humanizada, mostrando que segurança e cidadania podem, sim, caminhar lado a lado.
Projeto – O Teatro de Fantoches da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa foi criado em 2015, após um curso de capacitação promovido em parceria com a Guarda Civil de Curitiba. Desde 2016, realiza apresentações em escolas públicas e privadas, hospitais, praças e outros espaços da Capital, sempre com o objetivo de educar e conscientizar por meio do lúdico.
As apresentações são gratuitas e podem ser solicitadas por instituições de ensino interessadas, públicas ou privadas, através da plataforma 1Doc (Semusb-GCMJP-PTF). O trabalho da equipe acontece conforme a programação e a demanda das escolas, levando conteúdos sobre segurança, empatia, combate à violência, preservação ambiental e convivência social.