Campus Mauá: comunidade lota teatro em primeira audiência pública   – IFSP

População pode participar da escolha dos cursos em consulta pública aberta até 17 de setembro

 

AP-Maua2

AP-Maua3

AP-Maua1

AP-Maua

 

O Teatro Municipal de Mauá ficou lotado na noite da última terça-feira (26) para a primeira audiência pública sobre a implantação do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no município. O encontro reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, entre eles o prefeito Marcelo Oliveira e os secretários Gilmar Silvério (Educação), Cícero Martinha (Desenvolvimento Econômico) e Elton Carvalho (Trabalho e Renda). Também compuseram a mesa de honra o deputado Romulo Fernandes, o chefe de gabinete do IFSP, Ricardo Agostinho, o diretor do Campus Diadema, Carlos Procópio, e a diretora-geral do Campus Mauá, Tamyris Bonilha. 

“A nossa cidade lutou muito para que o Instituto chegasse aqui. É um momento de grande alegria, fruto de um esforço coletivo para que esse equipamento, que tem tanta potência, possa transformar vidas. O IFSP não representa apenas um prédio, mas um processo de transformação social. Convidamos toda a comunidade a participar ativamente das três audiências que se iniciam agora”, disse a diretora Tamyris Bonilha.

Representando o reitor Silmário Santos, Ricardo Agostinho destacou a importância da chegada do IFSP ao ABC Paulista. “O ABC é historicamente um local de lutas dos trabalhadores e, agora, recebe uma escola para capacitar a população da região. Essa é a primeira audiência pública, onde iniciamos o levantamento das demandas locais e a articulação com o arranjo produtivo. Em breve, teremos o resultado dessas audiências e definiremos quais cursos serão ofertados aqui”, afirmou. 

A diretora Tamyris Bonilha ressaltou que a audiência marca o início do diálogo com a população sobre a oferta de cursos, infraestrutura e expectativas em torno da chegada do Instituto. 

Morador de Mauá, o jovem Luan da Silva Gomes acredita que o IFSP vai abrir portas para quem busca oportunidades de estudo e de inserção no mercado de trabalho. “Muitas pessoas não têm condições de pagar por cursos. Eu acredito que a educação é o passo essencial para mudar tudo na vida, e o IFSP vai trazer essa oportunidade de forma gratuita para a cidade”, afirmou. 

A segunda audiência pública está marcada para 17 de setembro e discutirá a escolha dos eixos tecnológicos e dos cursos a serem ofertados. Até lá, a população pode participar respondendo à consulta pública disponível aqui.

 Veja a íntegra da primeira audiência pública de implantação do Campus Mauá: