Cícero Lucena inicia distribuição do material escolar e fardamento para 80 mil alunos e destaca compromisso da Prefeitura com a Educação
A Prefeitura de João Pessoa iniciou a distribuição de material escolar e fardamento para cerca de 80 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Nesta sexta-feira (6), o prefeito Cícero Lucena acompanhou o andamento dos trabalhos e destacou a qualidade dos itens, além do planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) para garantir a entrega no início do ano letivo. O investimento é de R$ 25,1 milhões.
Os kits são completos e atendem as especificidades de cada período escolar dos alunos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todo o material sai do almoxarifado de bens e consumo da Secretaria de Educação, no bairro do Geisel, com destino as unidades escolares, atendendo a um cronograma por região da cidade, com estimativa de conclusão até o dia 15 de março.
“Essa iniciativa reflete nosso planejamento, compromisso e respeito pela qualidade e diversidade dos produtos, garantindo que o material fornecido seja compatível com as exigências pedagógicas. Os kits, referentes a todo o ano letivo, são entregues no início das aulas. Isso demonstra nosso compromisso, competência e, acima de tudo, a satisfação em oferecer um serviço de qualidade”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação e Cultura do Município, América de Castro, disse que o kit escolar abrange todos os itens essenciais para o início do período letivo e o acesso à escola. Ele inclui materiais como cadernos, cadernos de desenho, canetas e lápis, compondo um conjunto completo. “Nossas escolas já estão recebendo os materiais. Na semana passada, participei de reuniões nas escolas à noite para explicar esse processo aos pais. Atualmente, os pais não precisam mais se preocupar em adquirir material escolar, pois a administração municipal se antecipa para garantir que as crianças recebam seus materiais no primeiro dia letivo”, destacou a secretária.
“O kit inclui um elemento fundamental: um material que identifica o aluno com a escola. Essa identificação é importante. Neste ano, optamos por um tema que remete à modernidade, incluindo um nome que projeta o futuro. Assim, o kit representa um conjunto de recursos que facilitam a parceria com a comunidade escolar e os pais, proporcionando segurança, apoio e cuidado”, concluiu América de Castro.
Kit do aluno – As crianças da Educação Infantil vão receber nas próprias unidades de ensino dois cadernos, agenda, caneta hidrográfica, tinta guache, cola colorida, caneta, borracha, cola branca e mochila de carrinho.
Fundamental I – O kit é composto por quatro cadernos brochura de 80 folhas cada, caneta hidrográfica, caderno de desenho, cola branca e colorida, lápis de cor, lápis grafite, apontador, borracha e tesoura.
Fundamental II – Estão sendo entregues dois cadernos universitários com 200 folhas cada, canetas na cor azul, vermelha e preta, além de borracha, apontador, esquadro 45° e 60°, lápis de cor, régua e transferidor.
Já o fardamento inclui duas camisas, tênis, dois pares de meias e duas bermudas (para os meninos) e dois shorts saias (para as meninas). No caso do aluno juvenil e adulto, serão duas bermudas ou uma calça jeans e duas camisas. O kit ainda inclui mochila, nécessaire, uma garrafa e uma toalha de mão.
Docentes – Durante os processos de formação os professores vão receber um amplificador de voz, bolsa térmica, planner, garrafa térmica e caneta laser.
