Alunos do Programa Autonomia e Renda Petrobras visitam a refinaria Presidente Bernardes – IFSP
Estudantes do Programa Autonomia e Renda Petrobras do Campus Cubatão conhecem instalações da Refinaria Presidente Bernardes e aprendem sobre saúde, meio ambiente e segurança
Os alunos do Programa Autonomia e Renda Petrobras, ofertado no Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram de uma visita às instalações da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) na manhã do dia 29 de novembro.
Durante a visita, os 32 alunos do curso “Auxiliar de Serviços Diversos” assistiram a uma aula sobre saúde, meio ambiente e segurança, ministrada pelo gerente setorial de Processos Industriais de Meio Ambiente da Petrobras, Fabrício Gonçalves Jorge.
No início de sua apresentação, Fabrício ressaltou a importância do curso para os alunos, compartilhando que ele próprio foi aluno do IFSP, onde cursou Técnico em Edificações no Campus São Paulo. Durante a aula, ele explicou o percurso do petróleo, desde o início da produção até chegar ao consumidor final, abordando de onde e como o petróleo é extraído, além de destacar os produtos derivados, como sabonetes e computadores, que encontramos em nossas casas. Após a aula, Fabrício conduziu os alunos em uma visita pela área operacional e pelo Centro de Controle Integrado da Refinaria.
Durante a atividade, alguns alunos compartilharam que já viveram nas encostas da Serra do Mar, nos bairros-cota, e que de lá podiam ver a Refinaria, mas não tinham noção de sua verdadeira dimensão até realizarem a visita. A aluna Letícia Campos de Paula expressou sua surpresa: “Eu não tinha ideia de que a Petrobras era assim. Eu morava na encosta e via de longe, mas não parecia tão grande”, contou.
A estudante Patrícia Coelho Chaves também compartilhou a mesma impressão. “A gente mora há tantos anos em Cubatão e não conhece praticamente nada. É um complexo muito grande e muito interessante. Eu amei a visita, achei muito interessante”, revelou.
Wellington Lima, coordenador do curso em Cubatão, ressaltou a importância da experiência para os estudantes. “A vivência dos alunos foi incrível e percebemos isso em seus olhares. A visita certamente mudou a forma como eles enxergam as coisas. Eles levarão essa experiência para a vida”, finalizou.
Para Emerson Pacheco, da equipe de Responsabilidade Social da Petrobras, “o Programa Autonomia e Renda Petrobras é extremamente significativo para a empresa, pois busca qualificar um público que é muito importante para nós: pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estar com a primeira turma do Programa é muito simbólico para nós”, afirmou. Ele ressaltou que foram realizadas duas atividades em uma só. “Promovemos uma aula prática com o Programa Autonomia e Renda Petrobras e, com a visita, trouxemos a comunidade para dentro da RPBC. Isso é fundamental para nós, pois queremos tornar nossas fronteiras mais abertas, permitindo que a comunidade se aproxime cada vez mais da Refinaria”.
Para o professor da disciplina “Saúde, Segurança e Meio Ambiente”, Edmilson Roberto Braga, responsável pela atividade, a visita foi muito importante para os estudantes, pois “eles tiveram a oportunidade de observar como os conceitos teóricos discutidos em sala de aula são aplicados em uma grande empresa. Isso fortalece a compreensão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) como áreas estratégicas nas organizações”, conta. Além disso, o docente destacou o quanto a Petrobras é referência em práticas de segurança e gestão ambiental no setor industrial. “Essa visita permitiu aos alunos conhecerem padrões elevados de operação e as tecnologias empregadas para garantir a segurança dos trabalhadores e a sustentabilidade ambiental”.
Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em colaboração com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul). Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e bolsas-auxílio para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. No Campus Cubatão do IFSP, atualmente está disponível o curso de qualificação profissional em Auxiliar de Serviços Diversos.
Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá aproximadamente R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás em mais de 40 municípios localizados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Saiba mais em www.autonomiaerenda.com.br.