Prefeitura de Nova Iguaçu e Ministério da Saúde iniciam obras da Policlínica de Marapicu
A nova unidade é resultado de projeto apresentado pela Prefeitura e selecionado pelo Novo PAC Saúde 2025. O investimento inicial é de R$ 16,9 milhões, com recursos do Governo Federal destinados à execução das obras. Está previsto ainda um segundo repasse para aquisição de equipamentos e mobiliário, elevando o investimento total para cerca de R$ 30 milhões.
“Escolhemos implantar esse grande equipamento de saúde nessa região para atender aos moradores do corredor da Estrada de Madureira, especialmente de Cabuçu ao KM 32. A população não vai mais precisar se deslocar até o Centro para realizar exames ou consultas. É um investimento que garante mais acesso, dignidade e qualidade no atendimento, fruto do diálogo e da parceria com o Governo Federal”, destacou o prefeito Dudu Reina.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre, o novo equipamento fortalece a rede de atenção especializada do município. “A policlínica amplia a capacidade de resposta do sistema de saúde, reduz filas e aproxima os serviços da população. Vamos oferecer mais de 11 especialidades, com capacidade de atender entre 15 e 20 mil pessoas por mês, incluindo exames de média complexidade e pequenas cirurgias”, afirmou.
Além da nova unidade, Nova Iguaçu também foi contemplada pelo Novo PAC Saúde 2025 com equipamentos modernos para reforçar a atenção primária e especializada, como ultrassom portátil, retinógrafo, kits de telemedicina para consultas online e equipamentos Point of Care (POC), que permitem a realização rápida de exames laboratoriais.
