Agência Minas Gerais | Mutirão Cidadão leva cidadania e mais de 20 serviços gratuitos à Vila Cafezal, em Belo Horizonte
Documentos, emprego, saúde, orientação jurídica e escuta ativa do Estado. É com essa proposta que a Vila Cafezal, no bairro Serra, em Belo Horizonte, recebe nesta sexta-feira (23/1), das 9h às 16h, o primeiro Mutirão Cidadão de 2026, iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), que vai reunir mais de 20 serviços essenciais em um único local.
Voltada aos moradores do maior conjunto de vilas de Minas Gerais, e um dos maiores da América Latina, a ação busca facilitar o acesso da população a políticas públicas, aproximando o Estado das demandas reais dos cidadãos.
Os atendimentos serão na Escola Estadual Efigênio Sales, que fica na Rua Serenata, número 115.
“O Mutirão Cidadão materializa a presença do Estado onde o cidadão está. Não se trata apenas de prestar serviços, mas de ouvir, acolher e transformar demandas em melhorias concretas. Quando o poder público se aproxima com respeito, diálogo e soluções, fortalece a cidadania e a confiança da população. Faça chuva ou faça sol, estaremos na Vila Cafezal para garantir direitos e promover dignidade”, afirma a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
A lista de parceiros e serviços está disponível neste link.
Serviços reunidos em um só lugar
Além da Ouvidoria Móvel, que permitirá o registro de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios sobre os serviços públicos estaduais, o mutirão oferece uma ampla gama de atendimentos de cidadania.
Entre eles, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o agendamento de serviços pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) marca forte presença com diversos serviços, entre eles a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), inscrições no Minas Forma e Feirão de Empregos.
Também estarão disponíveis vacinas, por meio do Vacimóvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e orientações jurídicas da Defensoria Pública de Minas Gerais.
O público contará ainda com ações da Hemominas, Copasa e Cemig, com ouvidoria, esclarecimentos sobre faturas e troca de lâmpadas por LED. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) participa com atividades de prevenção às drogas, à violência doméstica e educação para o trânsito, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) oferecerá orientações preventivas sobre segurança e primeiros socorros.
Haverá também atendimentos do Detran/MG; orientações da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG) sobre IPVA e educação fiscal; ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), emissão da Carteira Nacional do Artesão pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede/MG), doação de mudas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG); atendimentos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG) e a Arara Solidária, com doação de roupas e calçados, promovida pelo Servas.
Mutirão Cidadão
Em 2025, o Mutirão Cidadão realizou mais de 23 mil atendimentos, em seis ações coordenadas pela OGE/MG, em Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nos municípios de Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Juatuba. Neste ano, a proposta é ampliar a atuação, alcançando novas regiões da capital, da RMBH e cidades do interior.
