Semob-JP reforça segurança e qualidade no transporte coletivo com vistorias periódicas

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realiza vistorias periódicas na frota do transporte coletivo da Capital, com o objetivo de garantir segurança, higiene e conforto aos usuários. De janeiro até o dia 20 de outubro deste ano, já foram realizadas 721 vistorias em ônibus que operam no sistema. Como o processo é semestral, alguns veículos já passaram por duas avaliações ao longo de 2025, assegurando o cumprimento contínuo dos padrões exigidos.

Além dessas verificações regulares, também são realizadas vistorias preventivas diárias nos terminais de bairro, onde os vistoriadores identificam eventuais falhas ou problemas que devem ser corrigidos pelas empresas o mais rápido possível, evitando riscos de sinistros e garantindo a segurança viária.

Durante as inspeções, são verificados itens de segurança, condições mecânicas e limpeza dos veículos, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após a aprovação, é emitido o certificado de vistoria, documento que comprova que o ônibus está apto a circular e atender à população dentro dos critérios de segurança e qualidade estabelecidos.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcilio do HBE, as vistorias são fundamentais para manter a confiança da população no transporte coletivo. “A vistoria é uma etapa essencial para garantir que os veículos estejam em condições adequadas de uso, oferecendo mais segurança e conforto aos passageiros. Com idade média da frota de 6,7 anos, João Pessoa tem a terceira frota mais nova do Nordeste, e nosso compromisso é com um transporte público cada vez mais eficiente e confiável”, destacou o superintendente.

O diretor de Transporte Coletivo da Semob-JP, Victor Gomes, ressaltou que o sistema conta com 505 veículos na frota e distribuídos em 83 linhas. “Com essas ações, a Semob-JP reafirma seu compromisso com a qualidade do serviço e com a confiança da população no transporte público de João Pessoa”, afirmou.