Oitenta Aprendizes Cariocas começam a trabalhar em diferentes áreas da administração pública – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O programa tem como objetivo garantir que os estudantes aprendam diferentes tarefas e conquistem experiência profissional – Roberto Moreyra/SMTE

A estudante Thalya Ribeiro da Silva, de 18 anos, acaba de conquistar o seu primeiro trabalho. A exemplo de outros 79 jovens, ela integra a nova turma do programa Aprendiz Carioca, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), a Comlurb, a Rede Nacional de Aprendizagem (Renapsi) e o Ministério do Trabalho e Emprego. O programa tem como objetivo garantir que todos os estudantes aprendam diferentes tarefas e conquistem experiência profissional. Os oitenta jovens terão dois anos de contrato remunerado, com auxílio-transporte, registro em carteira de trabalho e carga horária de 20 horas semanais. Para participar do projeto de formação, os jovens entre 14 e 24 anos tiveram que comprovar a matrícula em escola pública ou já ter concluído o Ensino Médio e estar inscrito no Cadastro Único.

– Os novos integrantes do programa chegam à Prefeitura do Rio para dar os primeiros passos no mundo do trabalho e aprender, no dia a dia, diferentes tarefas na administração pública – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.

Na quarta-feira (15/10), depois de um curso preparatório, os jovens começaram a assumir seus postos em diferentes órgãos da Prefeitura.

– Nossos jovens estão começando uma jornada incrível. Além da SMTE, vão atuar em outras secretarias, empresas, fundações e autarquias. Uma vez por semana, participarão do curso na Renapsi. Estão cheios de energia e vontade de aprender, felizes por crescer e poder ajudar em casa – disse a coordenadora do programa Aprendiz Carioca, Milena Paiva.

Moradora da Maré, Thalya da Silva vai trabalhar no setor de protocolo e arquivo da SMTE. Empolgada, ela diz que irá investir seu salário em cursos de enfermagem e de cuidados com animais. Já Cailane Cristina Gonçalves Bastos, de 17 anos, promete ajudar sua mãe com as despesas da casa onde moram, na Mangueira.

– É um desafio, meu primeiro emprego. Quero aprender – declarou Thalya.

Para Thalles Serrat dos Santos, de 17 anos, o Aprendiz Carioca permitirá que ele ganhe mais experiência e possa, futuramente, conquistar um novo emprego.

– Vou tirar um peso, ganhar meu próprio dinheiro. A nossa renda familiar vai crescer e vamos poder ajudar uns aos outros lá em casa. E também vou ganhar mais experiência – acredita o morador de Acari.

Categoria:

  • 17 de outubro de 2025
  • Marcações: administração pública Prefeitura do Rio Programa Aprendiz Carioca trabalho