IFSP lança chamada para criação de curso multicampi de Segunda Licenciatura em Letras Inglês e Espanhol – IFSP

Podem participar da chamada todos os campi do IFSP que ofertam licenciaturas, independentemente da área

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre chamada institucional para constituir um grupo de trabalho responsável pela elaboração e implantação de cursos multicampi de Segunda Licenciatura em Letras Inglês e em Letras Espanhol, ofertados na modalidade semipresencial. Todos os campi ofertantes de licenciatura podem aderir à proposta até o dia 23 de novembro, por meio de formulário digital (acesse aqui).

A iniciativa surge em resposta ao Parecer CNE/CP nº 5/2025, aprovado em 11 de março deste ano, que determinou o acréscimo de 1.000 horas na carga horária mínima dos cursos de licenciatura com dupla habilitação. A medida tem levado diversas instituições a reverem seus projetos pedagógicos, já que o aumento de carga representa um grande desafio na gestão da força de trabalho docente.

Com o novo entendimento do Conselho Nacional de Educação, muitos cursos de Letras com dupla habilitação (Português-Inglês e Português-Espanhol) têm cogitado a migração para habilitação única em Português, o que reduziria significativamente a formação de professores em línguas estrangeiras.

Para mitigar esse impacto, a Pró-Reitoria de Ensino e Políticas Estudantis (PRE), por meio da Diretoria de Graduação (DGRA), propôs o desenvolvimento de cursos de Segunda Licenciatura em Letras Inglês e em Letras Espanhol. O formato multicampi e semipresencial permitirá otimizar recursos humanos e ampliar o alcance da oferta. Um estudo preliminar da DGRA aponta que cada curso demandará cerca de 10 aulas por semestre, com adesão mínima de cinco campi. Cada campus ofertante deverá disponibilizar 15 vagas a cada dois anos.

Podem participar da chamada todos os campi do IFSP que ofertam licenciaturas, independentemente da área. O grupo de trabalho elaborará um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) único, coordenado pela DGRA, que também acompanhará todas as etapas de planejamento e implementação. A gestão do curso será compartilhada entre os campi participantes, e as matrículas ficarão sob responsabilidade de cada unidade.