Prefeitura de João Pessoa promove qualificação para profissionais de saúde sobre equidade no atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoveu uma qualificação sobre equidade em saúde para profissionais que atuam nos serviços de atenção básica, atenção especializada e rede de urgência e emergência do município. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (19) no auditório da Uninassau.
De acordo com Elvis Costa, diretor do Departamento de Saúde da População Negra, Vitiligo e Pessoas com Albinismo da SMS, o objetivo da iniciativa é qualificar e orientar os profissionais a atuarem com equidade no atendimento, considerando as diversidades de raça, gênero, sexualidade e religião, além de promover um cuidado humanizado e livre de discriminação. “A intenção é que os profissionais que passaram pela qualificação sejam multiplicadores desse conhecimento, levando as práticas aprendidas para suas equipes de trabalho e fortalecendo uma rede de atenção à saúde cada vez mais inclusiva, justa e respeitosa com todos os cidadãos”, afirmou.
Um dos profissionais que passou pela qualificação foi o médico Leopoldo Marques, que atua na USF Paratibe I. “Eventos como esse qualificam toda a equipe de saúde, representando um ponto de partida para mudanças e melhorias que vão impactar diretamente a comunidade, especialmente aqueles que mais precisam. A partir da qualificação, podemos avançar na construção de políticas públicas para as necessidades específicas de cada população”, comentou.
Moradora de Paratibe, a agente comunitária de saúde Joseane Pereira destacou que a atividade reforça a importância da valorização e respeito às particularidades das comunidades e dos usuários. “Durante muito tempo enfrentamos dificuldades para ter um atendimento médico adequado, porque não havia essa preocupação em olhar para as necessidades da população negra. Hoje, já conseguimos perceber avanços, com médicos atendendo diretamente dentro do quilombo, o que traz um diferencial enorme em relação ao atendimento tradicional da atenção básica”, disse.
Temas – Durante o evento foram abordados pontos como gênero e diversidade sexual no atendimento; racismo e intolerância religiosa no contexto da saúde; álcool e outras drogas na atenção básica, atenção especializada e rede de urgência e emergência. Os módulos foram ministrados por especialistas nas áreas de saúde, ciência da informação e ciência das religiões.
Participaram da mesa de abertura do evento o superintendente de Gestão Hospitalar, Alexandre Ítalo; a diretora de Atenção Especializada, Rochelle Caramuru; a gerente de Atenção Básica, Irna Emanuelle; e a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, Mariah Marques.