Nova Iguaçu realiza mutirão de cuidados e atendimento à população em situação de rua
Nova Iguaçu realiza mutirão de cuidados e atendimento à população em situação de rua
A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, nesta sexta-feira (29), um mutirão para retirar entulhos acumulados nas proximidades do Viaduto Padre João Musch, próximo ao terminal rodoviário e ao Restaurante do Povo Madre Teresa de Calcutá (antigo Restaurante Popular). Durante a ação, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também prestaram acolhimento às pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte das ações periódicas do município voltadas à preservação do espaço urbano e ao cuidado com a população em vulnerabilidade.
Foram recolhidos materiais acumulados nas ruas, como garrafas, madeiras e caixotes. Um caminhão-pipa realizou a higienização do local, enquanto agentes de limpeza desobstruíram ralos e bueiros, garantindo mais segurança e organização à área.
Durante a ação, as pessoas em situação de rua receberam orientações sobre o descarte de materiais e foram incentivados a procurar o Centro Pop, localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, no Centro, para higiene pessoal, guarda de documentos, acolhimento e acesso a outros serviços de assistência social.
“Nosso objetivo não é obrigar ninguém a sair das ruas, mas oferecer um ambiente mais limpo e seguro para todos. Muitos objetos se acumulam naturalmente, e é importante manter o espaço organizado para a circulação de pedestres, garantindo o ir e vir da população e o bem-estar da comunidade”, explicou Luciene Bacellar, diretora do Centro Pop, equipamento que atende pessoas em situação de rua. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas. Cada ação de limpeza é acompanhada de atenção e acolhimento”.
A retirada compulsória de pessoas em situação de rua, sem qualquer motivo legal, é proibida por lei. Todas as ações realizadas buscam o equilíbrio entre higiene urbana, segurança e cuidado social, garantindo respeito e dignidade à população em vulnerabilidade.