E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon” realiza XI Mostra Cultural inspirada em autores brasileiros – Agência de Notícias



2 de setembro de 2025

10:32

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Gustavo Góes (Programa de Estágio – Secom)

Pais e familiares dos estudantes da E.M “Prof. Basílio da Costa Daemon”, no bairro Paineiras, na Zona Norte, participaram, na última sexta-feira (29), da XI Mostra Cultural 2025 – Autores do Brasil: Histórias que Encantam. A programação, aberta à comunidade, contou com apresentações musicais, além da exposição dos trabalhos realizados pelas turmas, ao longo do ano letivo.

Cada turma escolheu um autor para pesquisar sua biografia, seu estilo e sua produção literária. Nesta edição, a equipe escolar buscou privilegiar autoras brasileiras, destacando nomes cujas obras, além de encantarem pelo aspecto artístico, promovem reflexões sobre temas fundamentais, como relações étnico-raciais, identidade, diversidade e cidadania.

O tema foi escolhido com o objetivo de aproximar as crianças da literatura brasileira e valorizar autores e autoras que são referência na história cultural do país. “A mostra é a culminância de um projeto pedagógico que vem desde o início do ano, trabalhando os componentes curriculares, mas com foco na alfabetização, na leitura e no desenvolvimento da própria habilidade leitora. A expectativa dos professores é unir, no dia a dia das aulas, um trabalho significativo para eles e ter essa representatividade mais lúdica no dia da mostra cultural”, destacou o diretor da unidade, Sandro Meira.

Entre os escritores homenageados estão Ruth Rocha, Eva Furnari, Sonia Rosa, Heloisa Pires Lima, Marcus Aurelius Pimenta e José Roberto Torero, que inspiraram os estudantes em atividades de leitura, dramatizações, ilustrações e outras produções criativas.

Com a proposta de criar uma apresentação baseada nas atividades desenvolvidas, Claudinei Nardes, professor do 5º ano, compôs uma música inspirada na obra “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha. “É um orgulho ver o trabalho que surge do dia a dia e pelo qual eles se interessam. Com esse trabalho eles têm contato com música, instrumentos e processo de criação. Isso é muito significativo para os estudantes”, ressaltou.

A mostra é um acontecimento que mobiliza toda a comunidade escolar, marcado pela interação entre os familiares e parceria com a equipe educadora. Cibele Medeiros é avó de Flávia, estudante do 5º ano, e conferiu de perto o resultado dos estudos da neta. “Participo todos os anos e saio daqui orgulhosa. Este ano eles fizeram tudo com muito capricho, estou encantada e fui até surpreendida pelo resultado”, disse Cibele. “Foi muito legal! Nós usamos tinta e fiz a capa do livro ‘O menino que quase virou cachorro’. Gostei muito”, completou Flávia.

A dedicação dos profissionais da escola refletiu no resultado, que encantou todos os visitantes na mostra. “Foi muito importante a participação dos profissionais de apoio, acompanhando a produção de conteúdo dos alunos. É nítida a evolução que os estudantes tiveram com o ótimo trabalho desenvolvido pelos professores. Esse processo pedagógico direto acontece na sala de aula e é com ele conseguimos um resultado positivo”, completou o diretor.

Também estiveram presentes na mostra a vice-diretora da escola, Mariane Bolina, e a orientadora pedagógica, Lúcia Schermack.