Alunos da Rede Municipal de Ensino exibem filme durante a Mostra ‘Cine Miau’

A Praça Oswaldo Pessoa, no bairro da Penha, ficou lotada, na noite deste sábado (6), para prestigiar o curta-metragem produzido por alunos da Escola Antônio Santos Coelho Neto, que fica localizada na Praia da Penha. O filme ‘Das crianças para o mar’ foi exibido durante o ‘Festival Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual’. O curta é resultado de uma oficina promovida pelo projeto com os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“Essa é uma parceria que já está completando três anos. O Cine Miau vem, conversa com os nossos alunos, explica produção de roteiro, ângulos de câmera, como é que eles vão sintetizar toda essa história em alguns minutos de imagem. Isso é muito importante porque é uma aprendizagem, é um envolvimento, eles estão contando aqui a história deles. Hoje é um dia de alegria, de festa, de comemoração, porque o filme foi exibido para toda a comunidade”, ressaltou a secretária executiva de Educação e Cultura de João Pessoa, Luciana Dias.

Em sete minutos os alunos contaram a história da Penha, suas tradições, culturas, um elogio ao mar. Foi um momento de muita ansiedade para as alunas Melissa Gabriele da Silva de Souza e Andressa Kelly Vieira Silva.

“Eu fiquei muito feliz ao saber que minha imagem e a dos meus amigos apareceram no telão para todo mundo ver. Durante a produção do curta eu conversei com moradores que contaram a história daqui do bairro e descobri ainda que tem uma senhora que mora aqui, que tem 86 anos, e foi a fundadora da nossa Escola Antônio Santos Coelho”, falou Melissa Gabriele.

Alegria e orgulho também para Poliana Borges Laurindo, mãe de Kaique Alberto Borges Brito. “É muito importante ver ele participar, saber que está em uma escola onde se preocupa com cada aluno. Eles foram à praia, chegaram contando tudo que vivenciaram lá. É muito importante isso. E saber que meu filho teve um dedinho de participação me deixa com o coração transbordando de felicidade”, disse com sorriso no rosto.

Foram exibidos 12 curtas-metragens de sete estados brasileiros, além de oito países. Mais de mil alunos da rede pública puderam assistir a curtas-metragens que foram exibidos na Usina Cultural Energisa.

O diretor e curador do Festival Cine Miau, Osiel Gomes, falou que esses momentos são possíveis graças ao apoio e parceira com a Prefeitura de João Pessoa. “Sem esta parceria a gente não teria o sucesso que nós temos. Já parte até mesmo da escolha das escolas. A gente teve uma semana onde 1.800 alunos da rede pública tiveram acesso aos conteúdos, aos curtas, lá na Usina Cultural Energisa. Isso também desperta junto com os educadores esse senso crítico das crianças sobre o que eles estão assistindo, que também é muito importante. E o mais importante de tudo é o momento onde a gente retira esses alunos das telas dos celulares, das telas dos tablets, e aí junto com a família também poderem compartilhar esse momento tão bacana”, disse.

Elenco – O filme ‘Das crianças para o mar’ foi feito pelos estudantes João Miguel de Melo Silva, Maria Jordana da Silva Alexandria, Deyvison Matheus Gerônimo de Melo, Heloysa Oliveira Marques, Alexia Domingos de Oliveira Mendes, Diogo Ribeiro Wanderley, Kaique Alberto Borges Brito, Sophia Diogo Silva, Natan Jadson Andrade Lopes, Rute Vitória Cavalcante Cândido, Melissa Gabriele da Silva e Evandeson Vitório Alves da Silva.