Com apoio do IFSP,  Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica do INPI – IFSP

IFSP assegurou articulação técnica e institucional necessárias para conquista da IG

A concessão da Indicação Geográfica do Mel do Vale do Paraíba foi anunciada nesta terça-feira, 26, pelo INPI (instituto Nacional de Propriedade Intelectual), coroando um trabalho que durou três anos e envolveu parceria com o IFSP e o Sebrae-SP.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desempenhou papel central na ação com a servidora Vania Battestin Wiendl na coordenação do projeto, assegurando a articulação técnica e institucional necessárias para o alcance do objetivo. Para Vania, essa conquista só foi possível graças a uma equipe que se dedicou, acreditou no projeto e trabalhou unida para dar visibilidade ao mel do Vale do Paraíba e aos produtores da região.

A Associação Sócio-Educativa de Pequenos Produtores Rurais de Relenção da Serra atua como representante legal da IG, garantindo a governança e a defesa dos interesses dos produtores da região. A maturidade da governança da Associação foi fundamental durante todo o processo.

A concessão da IG reforça a identidade do Mel produzido na região, reconhece a qualidade do produto, estimula a produção local e valoriza o trabalho dos produtores rurais, promovendo maior competitividade nos mercados interno e externo.

Atualmente, o Brasil conta com 141 Indicações Geográficas. O projeto do IFSP, em conjunto com o Sebrae, ainda possui oito pedidos de outras IGs em análise pelo INPI. Caso sejam concedidas, o estado de São Paulo deverá se posicionar em novo patamar no cenário de IGs do Brasil, ampliando ainda mais a presença paulista nesse setor.