Coordenadoria LGBT e USP realizam atividade sobre envelhecimento e qualidade de vida
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT+ realiza nesta quinta-feira (17), às 10h, uma Roda de Conversa com o tema “O futuro das pessoas LGBT+: construindo jornadas e resiliências”. A atividade é uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve uma pesquisa voltada para o público LGBT+ acima dos 40 anos.
O evento, que será realizado na sede da Coordenadoria, no Parque Solon de Lucena, 216, Centro de João Pessoa, stá aberto para pessoas LGBTs adultas, jovens, de meia idade e maduras. Na programação, estão previstas a apresentação da pesquisa “Vivacidade LGBT – Envelhecendo com Orgulho”, além de sorteio do livro “Velhice e Envelhecimento LGBT+” e coffee break.
De acordo com o coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, este é um tema muito pertinente para a comunidade LGBTQIPANB+. “Trabalhamos com uma população muito vulnerável e envolver o tema do envelhecimento é muita importante, pois muitas pessoas LGBT+ não chegam a essa idade por vários motivos e, quando chegam, precisam lidar com a solidão”, afirmou.
A divulgação da pesquisa é importante para gerar conhecimento sobre a diversidade sexual e de gênero no Brasil, além de fornecer dados relevantes para a criação de políticas públicas mais inclusivas e para o desenvolvimento de programas de apoio à comunidade LGBTQIA+ acima dos 40 anos de idade.
“O envelhecimento é o principal desafio da comunidade LGBT. Nós sabemos que as pessoas LGBTs envelhecem com condições insatisfatórias de vida, de oportunidades. Então, a Roda de Conversa tem o objetivo de discutir as resiliências e também as esperanças em torno desse tema”, acrescentou Henrique Salmazo da Silva, docente de Gerontologia da USP e coordenador do projeto “Vivacidade LGBT – Envelhecendo com Orgulho”.