Agência Minas Gerais | Governo de Minas encerra em Contagem ciclo de audiências públicas sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta quarta-feira (2/7), a quinta e última audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A audiência será realizada às 19h, na Câmara Municipal Contagem, e também será transmitida pela internet, no canal do YouTube da Seinfra. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Em Contagem, estão previstas a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, por meio do projeto. O terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro) será financiado e edificado pelo município, sendo contemplado para operação e manutenção pelo contrato de concessão. Na região também está prevista a construção do terminal Regap, em Betim, próximo à Rodovia Fernão Dias.

O projeto prevê, ainda, a construção dos terminais Veneza, em Ribeirão das Neves, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano. Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O terminal de Santa Luzia conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura. Após concluído, a operação e a manutenção serão incluídas no contrato de concessão.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Demais audiências

No total, foram realizadas cinco audiências públicas nos municípios de Nova Lima, São José da Lapa, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Contagem, respectivamente. Durante o ciclo de reuniões, a população pode conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente. A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e a atualização das sinalizações de informação. Também estão previstas implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem-estar.

O cronograma estima a publicação do edital e do leilão para o segundo semestre de 2025. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.